Engenharia de Software

Introdução a Engenharia de Software

Veja o que se estuda na disciplina de Engenharia de Software

Introdução a Engenharia de Software

Publicado em 19/05/2021 10h48 Por Lucas Oliveira

Veja o que se estuda na disciplina de Engenharia de Software

Olá pessoal me chamo Lucas Oliveira, estou iniciando uma sequência de artigos sobre Engenharia de Software.

A ideia é fazer mais com menos como manda a Engenharia de Software, ou seja, tentar simplificar o máximo os conceitos que estão ao redor da Engenharia de Software, espero verdadeiramente que este conteúdo possa ajudá-lo de alguma forma.

O que é Engenharia de Software?

É uma área da computação voltada para à especificação, desenvolvimento, manutenção e criação de sistemas de software, com a aplicação de tecnologias e práticas de gerência de projetos e outras disciplinas, visando organização e produtividade.

Seu objetivo?

Buscar na engenharia as bases ou formas de como construir o software, ou seja, busca a resolução de problemas práticos e soluções que sejam economicamente viáveis.

O que se estuda?

Os fundamentos para a engenharia de software envolvem o uso de modelos abstratos e precisos que permitem ao engenheiro especificar, projetar, implementar e manter sistemas de software, avaliando e garantindo suas qualidades.

Áreas de atuação:

Atualmente as tecnologias e práticas englobam as seguintes áreas: Linguagens de programação, banco de dados, ferramentas case, bibliotecas, padrões, processos e qualidade de software.

Tecnologias e suas práticas:

Linguagem de programação:

  • ASP;
  • C;
  • C++;
  • C#;
  • COBOL;
  • Delphi;
  • Java;
  • JavaScript;
  • PHP;
  • Python.

Banco de dados:

  • Firebird;
  • SQL Server;
  • MySQL;
  • SQLite;
  • Oracle;
  • PostgreSQL;
  • MariaDB.

Ferramentas case:

  • NetBeans;
  • Eclipse;
  • Git / GitHub;
  • Astah Community;
  • Microsoft Word;
  • Microsoft Project.

Plataformas:

  • Sistemas Operacionais;
  • Arquiteturas de hardware.

Bibliotecas:

  • Partes prontas de um sistema, geralmente integrada de forma modularizada no sistema.

Padrões:

Internos de cada empresa, de desenvolvimento e projeto.

  • MVC (desenvolvimento);
  • PMBOK (gestão de projetos).

Modelos de Processos:

  • Cascata;
  • Espiral;
  • RAD;
  • CMMI.

Qualidade de software:

Garantir um produto final que satisfaça o cliente, dentro do que foi acordado.

Ciclo de qualidade:

  • Revisão;
  • Transição;
  • Operação.

Conclusão:

A Engenharia de Software estabelece o uso de um conjunto de princípios de engenharia, tendo como objetivo principal construir software confiáveis, eficientes e economicamente viáveis em máquinas reais.

Tenho um vídeo explicando melhor sobre os conceitos acima, caso prefira:

Link do slide usado no vídeo.

 

Você tem alguma pergunta? Deixe nos comentários.

Bons estudos e Projetos.

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